sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Santa Maria(RS) precisa de doações de pele - aumenta para 236 o número de mortos




Por conta da tragédia ocorrida na cidade gaúcha, no ultimo domingo(27), os hospitais que estão tratando das vítimas de queimaduras, necessitam com urgência de doações de pele humana. O material é vital para para dar condições de recuperação aos feridos.
Apesar de Porto Alegre possuir um dos maiores bancos de transplante de pele do país, o estoque não é suficiente para atender à todos os pacientes internados, o número de feridos com queimaduras graves que necessitam deste tipo de transplante chega a 20(vinte).
Bancos de boa parte do Brasil e de países como Uruguai e Argentina, já mandaram material para o Rio Grande do Sul, mas, ao que tudo indica, não será sufiente para atender a  necessidade do momento. “Todo o material que foi enviado até agora, pelos bancos dá para tratar de 07 a 10 pacientes, não mais que isso” alerta Eduardo Chem – diretor do banco de pele em Porto Alegre. Vale ressaltar que a falta o uso da matéria prima pode significar o risco de mais mortes.

Entenda o porquê

Os pacientes com queimaduras graves precisam do transplante, pois, com a perda da pele o indivíduo fica mais exposto à bactérias, infecções, o corpo perde a proteção contra os efeitos dos raios solares, o índice de sudorese aumenta e com isso há grande perda de nutrientes e proteínas. Isto significa que tudo aquilo que é proporcionado pelo tratamento se perde através da lesão.
Pele para transplante - Foto Reprodução: Globo.com
A pele de terceiros implantada no paciente não necessita de  compatibilidade,  pois age como um curativo. Só depois desse tratamento de três semanas é que são realizadas as cirurgias de implante definitivo com a pele do próprio paciente.
Existem outros tipos de pele que servem à mesma finalidade, como, por exemplo, a de rã e a sintética feita de celulose. Só para se ter uma ideia de preço desse material, a pele desenvolvida a partir do material retirado do próprio paciente, em média custa em torno de 5 à 10 mil Reais e é produzida em pequenas tiras de no máximo 30 centímetros. Assim, a depender do percentual de área comprometida, o tratamento fica muito caro, por isso a importância da doação.


Aumentou para 236 o número de mortos


Matheus R. Raschen - Reprodução do Facebook
Matheus Rafael Raschen de 20 anos aumenta o número de mortos em decorrência do acidente na Boate Kiss. O estudante de tecnologia de alimentos na UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), morreu na noite desta quinta-feira(31), no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. O jovem teve queimaduras de 2º e 3º graus em 43% do corpo e estava internado desde domingo também por conta da inalação de fumaça tóxica durante o incêndio. Matheus que era natural de Santa Cruz do Sul(RS), estava sendo mantido por meio de ventilação mecânica e durante dia sofreu intercorrências devido a queda da pressão arterial. Os médicos tiveram dificuldade em restabelecê-la.
O velório do jovem está acontecendo agora no Ginásio do Corinthians de Santa Cruz, também no Rio Grande do Sul, e sepultamento está marcado para as 18h30 desta sexta-feira(1º) no cemitério municipal da sua cidade natal. Matheus era atleta, integrou a seleção brasileira sub-18 de basquete e era considerado uma promessa no esporte.










Nenhum comentário:

Postar um comentário