sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Amanhã tem festa no mar


Festa de Iemanjá - Foto de divulgação


Tudo pronto para a festa que antecede o carnaval de Salvador. Amanhã os devotos de Iemanjá vestem-se de branco para saudar à rainha do mar, que no sincretismo religioso, é Nossa Senhora dos Navegantes. Espelhos, flores, sabonetes, pentes e perfumes são alguns dos mimos ofertados ao orixá na praia do Rio Vermelho, Salvador-BA.
A prefeitura e o governo do estado montaram um esquema especial de segurança e transporte para a atender aos participantes da festa. A partir da meia-noite desta sexta-feira(1) começou a fiscalização para a organização do trabalho dos vendedores ambulantes.
A prefeitura designou 200 agentes de limpeza além de oito compactadores para coleta de material reciclável. No circuito da festa foram colocados 170 sanitários químicos, divididos em: 57 masculinos e 112 femininos, além de um infantil. O governo do estado garantiu a segurança do evento com as polícias Militar e Civil, e Corpo de Bombeiros.

A Abertura oficial da festa será às 5h, com uma alvorada de fogos e a chegada do presente principal, oferecido pelos pescadores  que a cada ano traz uma surpresa. O cantor Carlinhos Brown, acompanhado de um grupo de percussionistas fará a saudação  musical ao orixá.

De acordo com a organização do evento, o público terá até às 15h para deixar seus presentes na colônia de pescadores, que sairão em cortejo marítimo às 15h30 com mais de 350 embarcações.


Como tudo começou

Festa de Iemanjá - Foto de divulgação
Segundo conta a história, no ano de 1923 houve uma diminuição de peixes na Vila dos Pescadores do Rio Vermelho. No objetivo de pedir ajuda à Iemanjá, os pescadores saíram no dia 02 de fevereiro com presentes para a rainha do mar. A partir desta data, a cerimônia vem sendo repetida. No início, a festa acontecia em parceira com a Paróquia do Rio Vermelho por conta da associação do orixá com Nossa Senhora da Conceição. Porém, na década de 60 a igreja rompeu com o culto e a partir de então, mantém durante os festejos, a Igreja de Santana fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário