terça-feira, 16 de abril de 2013

Beatles Mais 50!

Coluna [Meus discos e livros e nada Mais]

Os dois primeiros álbuns da banda completam "bodas de ouro" em 2013


Por Daniel Mendes

Não há dúvidas de que esse é um ano mais do que especial para os beatlemaniacos. Em 2013, os dois primeiros discos de estúdio da maior banda de rock de todos os tempos, The Beatles, completam 50 anos. O grupo surgiu em 1957 na cidade inglesa de Liverpool, formado por John Lennon e a princípio obteve diversos nomes, dentre eles, The Quarrymen, obtendo diversas formações. Realizavam apresentações esporádicas em sua cidade natal, mas logo começou a fazer shows também por todo Reino Unido e Alemanha.

Em 1962 o grupo escolhe o nome definitivo, The Beatles e define também a formação que se tornou clássica: John Lennon (Guitarra e voz), Paul McCartney (Baixo e voz), George Harrison (Guitarra e voz) e Ringo Star (Bateria). Com nome e integrantes definidos, faltava agora a gravação de um disco para começar de vez uma bela história. E foi em 1963 que o sonho se realizou e veio ao mundo aqueles que seriam os primeiros de muitos outros discos da banda que conquistaram o mundo. Trata-se de Please Please Me, o primeiro, e With The Beatles, o segundo, lançados no mesmo ano.  

Please Please Me, primeiro álbum lançado pelos Beatles em março de 1963.

Please Please Me foi lançado em 22 de março de 1963 pela gravadora Parlophone. Inaugurou a parceria do grupo com o produtor George Martin que acompanhou a banda até o final dela em 1970. O álbum contém 14 faixas, sendo oito delas compostas pela dupla Lennon/McCartney. Seis canções foram regravadas de artistas admirados pelos Beatles. Uma das mais bem sucedidas foi: Anna (Go To Him), composta por Arthur Alexander. As letras eram bastante influenciadas pela primeira geração do Rock and Roll, que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1950 (Elvis Presley, Chuck Barry, Littlet Richards, Buddy Holly, dentre outros).

As primeiras canções gravadas dos Beatles fizeram muito sucesso na Inglaterra e não demorou para que as rádios norte-americanas descobrissem o fenômeno que ocorria no Reino Unido. Em pouco tempo os rapazes de Liverpool também conquistaram sucesso nos Estados Unidos. Faixas como: Love Me Do, I Saw Her Standing There e Twist and Shout alcançaram o topo das paradas estadunidenses o que levou os Beatles a realizarem uma mega turnê pelo país do Tio Sam, obtendo grande sucesso de público.

With The Beatles, segundo álbum lançado pelos Beatles em novembro de 1963.

Quando veio o segundo álbum, With The Beatles, em 22 de novembro de 1963, Também pela Parlophone, a beatlemania já estava decretada. O álbum obteve uma recepção melhor pela crítica do que o primeiro, trazendo faixas como: All My Loving, Litlet Child e Hold Me Tight. Assim como em Please Please Me, o disco contou com algumas regravações. As de maiores destaques foram: Roll Over Beethoven (Chuck Barry) e Please Mr. Postmam (Sucesso do grupo The Marvelettes, lançado pela gravadora Motown alguns anos antes). Esta faixa chegou aos topos das paradas, cristalizando o sucesso dos Beatles.

Diferente do primeiro álbum, no qual as canções inéditas foram compostas apenas por John Lennon e Paul McCartney, With The Beatles lançou George Harrison como compositor na faixa: Don’t Brother Me. O grande êxito de vendas do disco não apenas consolidou os Beatles como a banda do momento no mundo, como também trouxe de volta a atenção da mídia e da indústria fonográfica para o rock, pois desde o final dos anos 50 o gênero se encontrava em decadência nos Estados Unidos. Se resumindo a diferentes gêneros que surgiam como o Twist e a Surf Music. 

Formação clássica dos Beatles: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star.

O sucesso dos Beatles direcionou os olhares do mundo para a Inglaterra. Isso possibilitou que novos grupos de rock britânicos tivessem mais visibilidade e também lançassem os seus discos. Aos poucos, grupos como: The Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Hollies, The Yardbyrds, dentre outros, atingiam o estrelato e faziam sucesso nas rádios, rompendo as fronteiras da terra da rainha. A partir daí ocorria outro fenômeno que marcou o mundo da música em meados da década de 1960. Era a “Invasão Inglesa” que tomava os Estados Unidos e todo o planeta. O rock estava de novo na moda e tudo isso foi possível por que há 50 anos, os primeiros discos dos Beatles foram lançados e conquistaram um sucesso estrondoso poucas vezes visto na história da música pop ocidental.  

Daniel Mendes é jornalista e crítico cultural. Escreve também para os blogs: Mais Caribe e Cultura Para Desocupados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário