sábado, 17 de novembro de 2012

Rinite alérgica - prevenção é o melhor remédio



                                    Imagem: internet



Leto Vieira

A rinite é uma doença causada pela inflamação da mucosa de revestimento do nariz que pode ser provocada por diferentes causas, a mais comum está ligada às alergias. Estatísticas apontam que três em cada dez brasileiros sofrem de rinite alérgica, número que vem aumentando nos últimos anos. O diagnóstico é clínico, normalmente baseado na histórico familiar (hereditariedade) e no aparecimento dos sintomas após o contato com o alérgeno (ácaros, bactéria, fungos, etc).

Embora a rinite alérgica possa ocorrer durante todo o ano em uma cidade tropical como Salvador, ela costuma se agravar no outono e no inverno por causa do ar frio e seco que irritam a mucosa do nariz. Nesse caso, normalmente os vasos sanguíneos do nariz se dilatam para aquecer e umidificar o ar causando um estreitamento dos dutos nasais. No alérgico esse estreitamento é maior, pois ocorre uma grande produção de anticorpos, provocando a liberação de histamina, substância que faz com que o nariz fique inchado, coçando e com vermelhidão.

A obstrução nasal e a consequente redução do olfato, a presença de coriza (secreção nasal clara), espirros, coceira na garganta, olhos e ouvidos são outros sintomas típicos da rinite alérgica, uma doença que resulta em má qualidade de vida para o seu portador. Associado a isso, existem complicações em decorrência da má respiração como inflamação de garganta, ronco, piora de quadro asmático, etc.

                                                                                                                        Imagem: Internet

Seja por causa da mudança climática ou por ação de algum elemento alergênico, vale a pena ficar atento às dicas de prevenção do otorrinolaringologista, Dr. Pablo Marambaia. “Dê preferência à mudança de estilo de vida, faça o controle do ambiente, que deve ser bem arejado e limpo, usando o pano úmido ao invés da vassoura e evitando o acúmulo de poeira. Reduza o estresse, pratique exercícios, de preferência ao ar livre e, se possível, incorpore a lavagem nasal com o uso morno do soro fisiológico 0,9% ao seu dia a dia. Também é fundamental visitar o seu médico periodicamente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário