segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Wilson, um dj de prato cheio!

Dj Wilson- Foto de divulgação
                                                                         


Antonio Pitta


Com trinta e cinco anos de carreira, Wilson Pinto, mais conhecido como Dj Wilson, vem animando as noites de sábado. Seja nas boates da soterópolis ou pelas ondas do rádio na 103,9 com o Programa Na Pista A Tarde FM, o mago das pistas de dança ( como é conhecido) tem muitas histórias pra contar e reflexões importantes sobre esta profissão que mistura técnica, conhecimento musical e, principalmente, feeling.

Para o Dj que começou a carreira com apenas dezesseis anos, na matinée da extinta boate Close-up, ser um disk jockey está além  de trocar de música durante um evento dançante. É necessário ter noções básicas de teoria musical. No seu caso, a relação com esse conhecimento vem de família, afinal,  seu pai é pianista profissional e passou os fundamentos que Wilson usa em suas produções. Outro pré-requisito valioso é o desprendimento em ouvir as diversas vertentes musicais, “eu curtia rock progressivo, pop rock, soul, R&B. Até que chegou às minhas mãos o LP (Long Play) da boate New York City(RJ) produzido pelo discotecário Ricardo Lamounier - à época não se usava a expressão DJ- foi a partir desse disco antológico que comecei a me interessar pela Disco Music, mas, outros nomes da cena mundial como Arthur Backer e Jelly Bean me influenciaram também”  conta o disk Jockey.

Wilson recorda que a sua estréia na profissão foi acidental, pois o Dj que fazia a matinée da Close-up havia faltado e não tinha ninguém para subsituí-lo, foi aí que um dos responsáveis pela casa, já tendo visto Wilson mixando em festinhas de aniversário de amigos, fez o convite para que ele trabalhasse naquele dia. Ele prontamente aceitou o desafio e daquele dia em diante passou a comandar as tardes dos finais de semana do point na época.

A história do artista das pistas de dança, não se resume aos ambientes das boates, Dj Wilson é radialista e como tal, atuou em programas de dance music em emissoras de Salvador como, Aratu FM (extinta), Globo FM (Dance Hits), Itapoan FM (Itapoan Mix), Piatã FM (Aberto Para Balanço) , Band (99 Disco Night) e atualmente na A Tarde FM (Na Pista). Tocar em emissoras de rádio significa ter uma pista de grandes proporções, porém, sem ter como ver a reação das pessoas o cuidado é bem maior. “Quando estou produzindo um programa para rádio procuro usar do bom senso, mas sem perder a identidade do meu trabalho, por isso mantenho uma linha aberta com o público via internet. O interessante é mesmo estando em Salvador, uma cidade que preserva a cultura da música raiz, axé, pagode, arrocha eu consigo fazer meu trabalho tranquilamente.” ressalta Wilson.

Se na década de 70 a concorrência não era tão grande, hoje, as coisas estão bem diferentes, parece que todo mundo quer ser DJ. Modelos, socialites, apresentadores de tv, atores, enfim, com um notebook debaixo do braço e algumas poucas aulas ou sem muita informação lá vão os intrépidos multimídias para as pistas. O Dj Wilson não vê esse movimento com bons olhos. “A questão é que essas pessoas estão muito mais para aproveitar o momento e isso se dá porque organizadores de festas e eventos usam da imagem desses famosos para promover o seu empreendimento. Com isso, a imagem do trabalho de dj se desvirtua na cabeça das pessoas. O dj, precisa ter bagagem musical, técnica, visão e até um pouco de psicólogo para fazer as pessoas se soltarem, até porque, nenhuma pista  é homogênea com pessoas de idades e cultura completamente iguais. Se o famoso quer se tornar um dj, tudo bem, porém, precisa saber que é necessário passar por todos os passos.

Dj Wilson continua aprontando das suas e liberou para a SuperMais Noticias 02 (duas) pérolas recém saídas do seu estúdio. Aperte o play e boa viagem.

Remixes do DJ Wilson - 

The Human League - Don't You Want Me (DJ Wilson Club Mix) by DJ Wilson Mix

Beyoncé - End Of Time (DJ Wilson Club Mix) by DJ Wilson Mix 

2 comentários:

  1. Muito bom essa Remixes do DJ Wilson
    Estou aqui curtindo bastante.

    ResponderExcluir
  2. Ainda garoto, esperava o Itapoan mix para gravar minhas fitas.

    ResponderExcluir