quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam e é argentino

 
Jorge Mario Bergoglio- Papa Francisco I - Foto de divulgação


Os 115 cardeais eleitores, reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, elegeram na tarde desta quarta(13) às 15h05 (horário de Brasília) o sucessor do papa emérito Bento XVI. O cardeal Jorge Mario Bergoglio(76), é um jesuíta da Companhia de Jesus, uma congregação religiosa fundada em 1534, por um grupo de estudantes da Universidade de Paris e liderados por Inácio de Loyola.

Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco I, é formado em farmácia e estava arcebispo da arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. Conhecido como um homem muito inteligente, culto, centrado e humilde, Jorge Mario Bergoglio chegou a dizer à época do conclave que elegeu Joseph Ratzinger como papa em 2008: “por favor, não coloquem essa responsabilidade sobre minhas costas”.
Decano Jean-Louis Tauran - Foto-reprodução do G1
O texto célebre Habemus Papam,  foi lido pelo cardeal protodiácono e decano, Jean-Louis Tauran, de 69 anos  anunciando ao mundo a eleição do primeiro papa Jesuíta e latino-americano da história da Igreja Católica. Isto significa, que o novo líder de mais de 1,2 milhões de católicos terá como uma das missões reduzir a evasão dos fieis que congregam na igreja católica para as religiões protestantes.
Até chegar a este resultado, os cardeais eleitores fizeram 05 reuniões seguidas na Capela Sistina. Assim, a Santa Sé mantém os seus planos de um papa para conduzir a quaresma e ao mesmo tempo tira da Europa o comando da Igreja Católica mostrando que a Igreja é de todo o planeta e não apenas do velho continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário