quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Lavagem do Bonfim – “Andar com fé eu vou. A fé não costuma falhar”


 
Lavagem do Bonfim - Foto de Divulgação


Nesta quinta(17), acontece um dos momentos mais esperados do ano na Bahia:  a tradicional Lavagem do Bonfim. Realizada desde 1754, é considerada a segunda maior festa popular do estado, perdendo apenas para o carnaval. Embora esteja em segundo lugar, a Lavagem do Bonfim, tem um sentido especial e peculiar, pois, consegue reunir a fé cristã a partir do catolicismo, a devoção a Oxalá(orixá do candomblé) e os costumes profanos. Talvez esta seja a receita para que a festa continue firme, mesmo com as mudanças já ocorridas ao longo da história.
Em 1998, o então prefeito Antonio Imbassahy do extinto PFL(Partido da Frente Liberal), decidiu pela proibição dos Trios Elétricos no cortejo. À época o gestor público alegou ter tomado a medida no intuito de preservar as características originais da festa, uma celebração religiosa. De acordo com ele, nos anos que antecederam à proibição,  o lado profano da festa predominava sobre o religioso.
Animais na Lavagem - Foto de Divulgação
Já em 2011 o juiz Ruy Eduardo Almeida Brito, da 6ª Vara de Fazenda Pública da Bahia, determinou “a proibição da participação de carroças conduzidas ou puxadas por animais”. Este ano(2013), o uso de animais no cortejo não está proibido, porém, o prefeito ACM Neto, por descordar da participação deles na festa, recomendou à empresa Salvador Turismo que não cadastrasse carroças para o evento.
A importância da Lavagem do Bonfim é referendada pela participação maciça da população de Salvador, de turistas e devotos de todo o país. É nesta caminhada à Colina Sagrada que nos acostumamos a ver o desfile de políticos dos inúmeros partidos, de pessoas simples pagando promessa pela graça alcançada, das baianas de acarajé, de grupos musicais, manifestação de  profissionais em protesto por este ou aquele motivo. Enfim, além de ser uma comemoração de tradição religiosa serve também como espaço para o exercício da liberdade de expressão.
Este ano, por exemplo, é aguardada a passeata dos professores da rede estadual de ensino. Eles devem sair da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e seguir até a Colina Sagrada, para defender seu posicionamento contra - segundo o sindicato da categoria - o não cumprimento da Lei do Piso Nacional dos Professores e a falta de negociação do Estado, após a greve que custou aos estudantes 115 dias de prejuízo no conteúdo em 2012.

Segurança

PM-BA Foto de divulgação
A Policia Militar montou um esquema especial para a Lavagem. Serão 1.811 policiais nos oito quilômetros que compreende o cortejo, distribuídos em 180 patrulhas, 38 postos elevados de observação, barreiras de trânsito e estações de transbordo. As unidades especiais como o Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão de Motociclistas Águia, o Batalhão de Choque e as Companhias Independentes de Policiamento darão o reforço necessário. Já o Corpo de Bombeiros ficará responsável pelas operações de busca e salvamento em casos de sinistros e calamidades, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e, prevenção e combate a incêndios.
A PM recomenda a quem for à festa usar roupas leves e calçados confortáveis, não portar objetos de vidro ou perfurocortantes e no caso de levar crianças para o cortejo, utilizar as pulseiras de identificação com nome, telefone e endereço do menor.
 
Transporte

Elevador Lacerda - Foto de Divulgação
A Transalvador informou que das 4 cabines do Elevador Lacerda, duas funcionarão amanhã, para atender à demanda dos usuários na Lavagem do Bonfim. O acesso será gratuito. O órgão municipal informa ainda, que as cabines 1 e 2 continuam passando pelo processo de modernização e que a data provável para a entrega à população será no dia 30 deste mês. Enquanto isso não acontece, será mantido o serviço de micro-ônibus gratuitos conduzindo os passageiros da Praça Thomé de Souza na cidade alta à Praça Cayru no comércio.
Vale lembrar que as principais ruas e avenidas da região do bairro do Comércio até a entrada do ferry boat estão interditadas para circulação e estacionamento de veículos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário