quinta-feira, 4 de abril de 2013

Polêmica - Será que vai ter Acarajé na Fonte Nova?

 

                                           Baiana de Acarajé - Foto de divulgação


Costumam dizer que o “acarajé” é hambúrguer de baiano, mas, ao que tudo indica vamos ter nos contentar – pelo menos na Arena Fonte Nova - a comer o sanduíche gringo. Isto porque, apesar de se dizer sensível à revindicação das baianas de acarajé em terem garantido o direito de vender seus quitutes na Copa das Confederações e no Mundial de 2014, o governo baiano não apresentou nada de concreto que venha tranquilizar ou desiludir de uma vez por todas a categoria.

Para reafirmar a indignação pela não autorização da FIFA em deixar que as iguarias mais famosas da Bahia sejam vendidas no interior e nos arredores da praça esportiva, é que a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, realizou nesta sexta-feira(05) um ato simbólico na entrada do estádio durante a inauguração oficial da praça esportiva, com a presença do governador Jacques Wagner, a presidente Dilma Roussef e demais autoridades.

Arena Fonte Nova - Foto de divulgação


Rita Santos, presidenta da associação informou que até o momento, as baianas de acarajé não foram convocadas para participar de cursos de capacitação e cadastramento com vistas à prática da atividade comercial na Copa da Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014, por isso, a necessidade do ato.

Durante o evento foram distribuídos acarajés e camisas do times Bahia e Vitória com frase alusiva ao movimento das baianas. Ainda durante o ato, foi entregue à assessoria da presidência da república, um abaixo-assinado com milhares de assinaturas contra a exclusão da baianas nas dependências da arena. De acordo com informações da assessoria da associação, a presidenta Dilma Roussef assumiu um compromisso extra-oficial de formalizar uma posição sobre o assunto em alguns dias.

Rita Santos, presidenta da Associação Nacional das Baianas de Acarajé afirma que se o ato não surtir o efeito desejado, uma petição, que já conta com milhares de assinaturas de apoio à causa será entregue ao representante da FIFA no Brasil. Rita ressalta também, que 10 de suas associadas, exerciam a atividade na Fonte Nova, havia 45 anos e não é justo que agora, sejam impedidas por uma entidade internacional que desconhece e desrespeita a nossa cultura. Se você é a favor das baianas de acarajé na Arena Fonte Nova acesse www.change.org/acarajé e dê a sua assinatura eletrônica na petição. A Bahia de todos os santos encantos, axé, culturas e acarajé agradece.


Baiana de acarajé e o quitute : patrimônios imateriais


Desde outubro do ano passado (2012), as baianas de acarajé tornaram-se Patrimônio Imaterial da Cultura Baiana. Este título fez justiça à mulher que abraçou uma atividade econômica que sustenta famílias e ajuda manter vivo esse traço da cultura ancestral vinda da África. Apesar do tabuleiro da baiana ser repleto de deliciosas iguarias, como Bolinho de Estudante, Abará, Queijadas branca e preta, Passarinha e Lelê, o Acarajé é o principal atrativo que seduz baianos e turistas que não resistem ao cheiro e ao sabor exótico do bolinho feito de feijão fradinho.

O Acarajé é um bolinho natural do candomblé. A origem da palavra composta é iorubá: “acara” = bola de fogo + Jé (comer) = “Comer bola de fogo”. A sua origem está de acordo com o mito que explica a relação dos orixás Xangô e suas esposas, Oxum e Iansã. O quitute é considerado a principal oferenda a essas divindades. O acarajé tornou-se patrimônio imaterial brasileiro em 2005, por conta da sua importância na gastronomia brasileira, em especial a baiana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário